Olá pessoas!
Hoje o assunto é sobre livro, criei essa tag justamente para resenhar livros que eu já li e vim aqui fazer a resenha do meu ultimo lido (li duas vezes). Como citado no titulo acima, o livro se chama "Um Dia'', escrito por David Nicholls (me apaixonei pelo nome do autor assim que vi o livro haha). Além do titulo, uma outra coisa que me chamou atenção no livro foi a capa, que mostra ''o casal protagonista'' se beijando. Li ele pela primeira vez a mais ou menos um ano e li pela segunda vez, mês passado. Bom, sinceramente não sei como começar a falar desse livro, mas vamos lá!

Como já disse anteriormente, um casal protagoniza a história, ela de nome Emma Morley, mas conhecida por Emma ou Em, e ele de nome Dexter Mayhew (tive que pesquisar o sobre nome dele, pois não me lembrava a escrita, rs), mas conhecido por Dex. Os dois se ''conheceram'' no dia da formatura da universidade (coloquei entre ''aspas'' porque eles já se conheciam de vista, mas não eram amigos), no dia 15 de julho de 1988. Os dois passam a noite juntos no apartamento dela. Após isso, eles viram amigos (melhores amigos), claro, mas não o que todo mundo que está lendo o livro espera. E essa amizade vai o longo de 20 anos, sempre com aquela relação de AMOR. Ele namora (até de maaaaais), ela também chega a namorar e até morar com um carinha sem graça (Ian), mas depois terminam, porque Ian se toca que Emma gosta é de Dex. Não se pergunte o que a historia tem a ver com o nome do livro. Vou explicar!
Como os dois viram amigos, a partir de então, em cada capitulo, o autor narra os acontecimentos de um dia especifico, ou seja, o dia 15 de julho (o dia que eles se conheceram), durante os 20 anos (mas ele faz um breve resumo do que tinha acontecido antes). E somente nesse dia de cada ano podemos ver como a vida de cada um deles anda.
Eu achei o livro incrível, não pelo fato de a historia ser um ''romance'' (apesar de nem chegar a ser tão romântico), mas sim pela mensagem que ela passa, pelas lições de vida. Cheguei até a me emocionar lendo algumas partes, sério, principalmente no final, fiquei chocada com o fim, juro que não esperava :(

Preciso confessar que nas primeiras páginas não me dei bem com livro, fui gostando da historia depois de ter lido já algumas folhas, e assim fui entendendo e gostando cada vez mais, o que fez eu correr e chegar ao fim. Sobre a escrita, achei, digamos que boa, pois é preciso compreender que é narrado a historia de dois personagens, e de ''um dia'' em vinte anos, o que deixa o livro meio que complexo. O único ponto negativo que eu posso citar aqui, é o fato de ter pouca descrição, os locais citados na historia entre outras coisas (as únicas coisas bem descritas ali eram Dex, Emma e o quarto de Emma).

Ah, e preciso falar aqui também, que logo após eu ter lido o livro, assisti o filme. É tão bom quando a gente assiste o filme de um livro que a gente ler e ver as coisas completamente iguaizinhas como imaginávamos. Incrível! O quarto da Emma, nem se fala, rs. Gostei do filme, mas como sempre, muita parte cortada.

Bom, é isso. Quero dizer que super recomendo o livro ( e o filme também).  A história é linda, tocante, e como diz na capa, é também, cativante, inteligente e espirituoso.

Gostaram?

Beijos, até a próxima, ny.


Deixe um comentário

A ny agradece seu comentário. Beijos!

oblogdany. Tecnologia do Blogger.